Trabalhadores de Laranjeiras do Sul e região nascidos em setembro começam a receber novo lote do PIS a partir de hoje

Começa a ser pago hoje o terceiro lote do abono do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2017. A partir desta quinta-feira, podem sacar o dinheiro do PIS os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em setembro. O valor varia de R$80 a R$954, de acordo com o tempo de trabalho no ano passado. Quem nasceu em julho ou em agosto já teve o saque liberado e continua podendo retirar o dinheiro.

Para os servidores públicos, também começa hoje o pagamento do abono. Vale para quem tem o número de inscrição no Pasep terminado em “2”. O saque de quem tem a inscrição com final “0” ou “1” também já foi liberado antes e continua.

O saque do abono salarial é diferente da liberação extraordinária das cotas do fundo PIS/Pasep. A liberação extra é para quem trabalhou entre 1971 e 1988 e tinha dinheiro depositado no fundo.

Os recursos do abono liberados nesta quinta ficarão disponíveis até 28 de junho de 2019. O saque do abono salarial será liberado aos poucos, conforme a data de nascimento.

Quem perde o prazo de saque do abono salarial perde também o dinheiro, que vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Tem direito ao abono quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2017; ganhou, no máximo, em média dois salários mínimos por mês; e está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Para saber se tem direito ao abono salarial, é possível fazer a consulta pela central de atendimento no número 158, ou diretamente nas agências da Caixa para o Pis, ou Banco do Brasil para o Pasep.

Já o prazo de saque para quem trabalhou em 2016, que havia terminado em junho, foi reaberto em julho. O abono do PIS/Pasep 2016 poderá ser sacado até 30 de dezembro de 2018.

 

Informações: Departamento de Jornalismo da RCA